Teste de fogo que serve como catapulta

Associação de Natação da Madeira

Event Info

Jornalista: RÚBEN SANTOS
Data: 23 FEV 2018 / 02:00 H
Fonte: Jornal de Notícias da Madeira

“Não há muitos complexos como este na Europa, por isso estamos impressionados”

Abriu a 25 de Setembro de 2004 com um custo a rondar os 25 milhões de euros. Falamos do Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal que parece finalmente estar na senda de albergar competições internacionais, depois de já ter recebido duas provas ‘Multinations’, o Open Internacional de Masters de Inverno e ainda o Campeonato Europeu de Natação Adaptada, passados que estão 11 anos desde a inauguração.

Segue-se agora o Campeonato Europeu de Júniores Feminino em Pólo Aquático, em Setembro, uma prova organizada pela Liga Europeia de Natação (LEN). Marco Birri, responsável técnico e número dois do LEN está na Madeira para analisar toda a dinâmica da competição, de forma a averiguar se a Região tem capacidade para receber uma prova deste gabarito.

“Penso que a Madeira tem tudo para abrigar um evento tão importante como este. Foi muito bom constatar a facilidade com que chegamos às piscinas, que podem receber um grande evento. Este Campeonato Europeu de Pólo Aquático pode ser apenas o início de algo grandioso”, vaticinou Marco Birri, acrescentando que em termos logísticos como é o caso da acomodação “não existe qualquer problema”.

De acordo com o italiano, há vontade por parte do LEN em vir mais vezes para o nosso país, na medida em que o organismo quer “estender a popularidade do desporto a todos os países da Europa”, explicou o responsável, que transmitiu a ideia de “esperar para ver como corre o europeu” e então a partir daí “avaliar a possibilidade de organizar mais provas na Madeira”.

“Estou confiante, mas esse será um teste de fogo para perceber se a organização cumpre com todos os parâmetros. É claro que estamos a falar de uma categoria jovem, mas os juniores femininos significam o mesmo que os séniores, porque vamos ter aqui atletas que competiram no Campeonato Europeu Sénior, em Barcelona, e ainda atletas olímpicas, por isso estamos a falar de equipas de topo”, frisou.

O evento será transmitido em ‘stream’, no canal oficial do LEN, possibilitando assim o “máximo de visibilidade” à prova que decorre num complexo que Marco Birri classifica como “muito bom”. “Não há muitas piscinas como esta na Europa, por isso estamos todos impressionados pela positiva, e estou convencido que este complexo pode abrigar eventos ainda maiores”, concluiu.

“Não basta ter uma piscina”

Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira, disse que a visita do responsável técnico “está a correr muito bem”, nesta que é a sua primeira visita à Madeira. “O feedback que temos recebido tem sido bastante positivo. Ele está bastante agradado com as condições da piscina e já realizou também uma verificação técnica aos dois hotéis onde as equipas e a organização vão ficar hospedados”, adiantou o presidente da associação.

“Eu acredito que a Madeira com a experiência que foi acumulando e as competências que nós temos adquirido ao longo deste tempo fará com que a médio prazo tenhamos estas provas. A Madeira oferece segurança, um bom sistema de transportes e um clima propício, factores que as organizações têm em conta e que são determinantes para o sucesso das competições. Não basta ter uma piscina com muito boas condições e depois todo o resto não estar garantido”.


Últimas Notícias

CAMPEÕES

Conheça a história da natação na Madeira

Os mergulhos do ilhéu, os saltos para a água em troca de uma moeda lançada de bordo dos grandes paquetes. Um atleta olímpico, campeões e o investimento em complexos de natação.
Ver Mais

Centro de Estágios

Galeria